-
Arquitetos: MVA
- Área: 972 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ivan Dorotić
"Histria Aromática" é o centro de um complexo turístico de agricultura composto por plantas nativas, medicinais, aromáticas e ervas. O complexo está situado em uma colina, antes abandonada, no município de Pizanovac Bale, na Istria. No seu ponto mais alto está um pequeno lugar que oferece vistas panorâmicas da costa de Istria, da histórica cidade de Rovinj até o parque nacional do arquipélago de Brijuni.
O projeto é composto por três unidades programáticas - uma residência, um restaurante e um museu com instalações educativas. Juntamente com a praça externa, os espaços são desenhados a fim de criar uma ampla gama de cenários: uma moradia permanente, excursões de um dia pelo complexo, programas educativos, oficinas, venda de produtos feitos por eles mesmos e a preparação dos produtos cultivados na propriedade.
"Curvando" os programas em torno da superfície da praça, foi criado um espaço claramente definido, um lugar para diversas reuniões e eventos. O elemento que se destaca espacialmente nesta praça é uma área residencial de dois pavimentos que faz parte do complexo. A fonte - como seu contraponto - na realidade, oculta o acúmulo da água da chuva utilizada para a irrigação das plantas.
A contemporaneidade da arquitetura e a paleta de materiais (com enfase na pedra encontrada no local) proporciona uma interpretação contemporânea dos motivos arquitetônicos e urbanos locais: muros de pedras, kažun (pequenas cabanas de pedra), caminhos estreitos, ruas e praças. Por outro lado, o uso da pedra local é principalmente o resultado de uma decisão racional de construir com materiais disponíveis, como uma contribuição real ao campo da sustentabilidade.
As aberturas estão posicionadas e dimensionadas para emoldurar a paisagem, proporcionando vistas desde o interior, mas que também permitem o contato visual indireto da praça com a paisagem circuncidante, enfatizando assim, a forte conexão da arquitetura com seu entorno.
Algumas circunstâncias afetaram a formação da arquitetura e a alteraram significativamente durante o processo de sete anos. Os impactos econômicos e sociais obrigaram a tomada de uma série de decisões bastante arbitrárias e sem controle durante a construção, mas, apesar disso, o conceito e a configuração básica não perderam sua validez e relevância.